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Sete resultados incríveis que você terá ao caminhar 30 minutos por dia

Dar um passeio por dia é como aquela maçã proverbial: há uma boa chance de manter-se longe do médico. De ajudá-lo a perder peso e desestressar, de baixar sua pressão arterial e reduzir o risco de muitas doenças crônicas. Ir para caminhadas regulares é uma das melhores e mais fáceis coisas que você pode fazer pela sua saúde, diz Melina B. Jampolis, MD, autora do novo livro The Doctor on Demand Diet. (Aprenda a se afastar da gordura da barriga, doenças cardíacas e diabetes com a Prevention’s Walk Your Way To Better Health.) “Andar a pé é o exercício número um que recomendo para a maioria dos meus pacientes porque é muito fácil de fazer, requer nada mais que um par de tênis, e tem enormes benefícios mentais e físicos “, diz ela. Veja o que você pode esperar quando começar a caminhar por apenas 30 minutos todos os dias.

 

1- Você sabe como às vezes é preciso um copo de vinho ou um quadrado (ou três) de chocolate amargo relaxar em um dia difícil? Bem, ir para uma caminhada é uma estratégia de zero caloria com os mesmos benefícios, diz Jampolis. “A pesquisa mostra que a caminhada regular realmente modifica tanto o seu sistema nervoso, que você experimentará uma diminuição na raiva e hostilidade”, diz ela. Além do mais, quando você faz suas caminhadas sociais – você se depara com, digamos, com seu parceiro, um vizinho ou um bom amigo – essa interação ajuda você a se sentir conectado, diz Jampolis, o que aumenta o humor. Finalmente, andar ao ar livre expõe você à luz natural do sol, o que pode ajudar a evitar o Transtorno Afetivo Sazonal (SAD) – tornando-o um antídoto potencial para o blues de inverno, diz Jampolis.

2 – Sua criatividade vai começar a fluir. Não importa se você está se sentindo preso no trabalho ou se está procurando uma solução para um problema complicado, a pesquisa mostra que é uma boa ideia se mexer: de acordo com um estudo de 2014 no Journal of Experimental Psychology, Learning, Memory and Cognition Caminhar pode estimular a criatividade. “Os pesquisadores aplicaram testes de raciocínio criativo aos sujeitos enquanto sentavam e caminhavam e descobriram que os caminhantes pensavam de forma mais criativa do que os assistentes”, diz Jampolis. (Queime calorias e construa músculos – tudo isso enquanto aumenta seu humor – com o Walk Your Way To Better Health!)

3 – Este pode parecer óbvio, mas certamente é um benefício feliz para aqueles que começam a andar regularmente, diz Jampolis. “Enquanto você continua a andar, você pode notar que suas calças começam a se encaixar mais livremente em torno de sua cintura, mesmo que o número na escala não esteja se movendo muito”, diz ela. “Isso porque a caminhada regular pode ajudar a melhorar a resposta do seu corpo à insulina, o que pode ajudar a reduzir a gordura da barriga”. Ariel Iasevoli, personal trainer da Crunch em Nova York, acrescenta que caminhar todos os dias é uma das formas mais eficazes de baixo impacto para mobilizar gordura e alterar positivamente a composição corporal. “A caminhada diária aumenta o metabolismo pela queima de calorias extras e pela prevenção da perda muscular, o que é particularmente importante à medida que envelhecemos”, diz Iasevoli. A melhor parte? Você não tem que slog em uma esteira na academia para ver esses benefícios. “Um de meus clientes reduziu sua gordura corporal em 2% em apenas 1 mês.

4 – Você reduzirá o risco de doenças crônicas. As estatísticas são impressionantes: a American Diabetes Association diz que a caminhada reduz os níveis de açúcar no sangue e o risco geral de diabetes. Pesquisadores da Universidade de Boulder, Colorado, e da Universidade do Tennessee descobriram que a caminhada regular reduziu a pressão arterial em até 11 pontos e pode reduzir o risco de derrame em 20% a 40%. Um dos estudos mais citados sobre caminhada e saúde, publicado no New England Journal of Medicine em 2002, descobriu que aqueles que caminhavam o suficiente para atender às diretrizes de atividade física (30 ou mais minutos de atividade moderada em 5 ou mais dias por semana) tinham um risco 30% menor de doença cardiovascular, comparado com aqueles que não andaram regularmente. “Os benefícios físicos da caminhada estão bem documentados”, diz Scott Danberg, diretor de fitness do Pritikin Longevity Center + Spa, em Miami. Com resultados impressionantes como esses, há uma boa chance de você receber um tapinha nas costas do seu médico no próximo exame.

5 – À medida que envelhecemos, nosso risco de veias varicosas aumenta – não é justo. No entanto, a caminhada é uma maneira comprovada de evitar o desenvolvimento dessas linhas inestéticas, diz Luis Navarro, MD, fundador e diretor do The Vein Treatment Center, em Nova York. “O sistema venoso inclui uma seção circulatória conhecida como ‘segundo coração’, que é formada por músculos, veias e válvulas localizadas em nossa panturrilha e pé”, explica ele. “Esse sistema funciona para empurrar o sangue de volta para o coração e para os pulmões – e a caminhada fortalece esse sistema circulatório secundário ao fortalecer e preservar o músculo da perna, o que aumenta o fluxo sangüíneo saudável”. Se você já sofre de varizes, a caminhada diária pode ajudar a aliviar o inchaço e as inquietações nas pernas, diz Navarro. “Além disso, se você é geneticamente predisposto a ter veias varicosas e / ou de aranha, caminhar diariamente pode ajudar a retardar o início.”

6 – Você começará a ficar mais “regular”. Se você atualmente elogia o café por manter seu sistema digestivo forte, prepare-se para começar a agradecer ao seu passeio matinal. Isso porque uma rotina regular de caminhada pode melhorar muito a mobilidade gástrica, diz Tara Alaichamy, DPT, fisioterapeuta do Cancer Treatment Centers of America. “Uma das primeiras coisas que um paciente de cirurgia abdominal é obrigado a fazer é andar porque utiliza músculos centrais e abdominais, estimulando o movimento em nosso sistema gastrointestinal”, diz ela. (Confira essas 7 coisas que seu cocô diz sobre sua saúde.)

7 – Seus outros objetivos começarão a parecer mais acessíveis.Quando você se torna um caminhante regular, você terá estabelecido uma rotina regular – e quando você tem uma rotina, é mais provável que você continue com a atividade e assuma novos comportamentos saudáveis. “Acredito firmemente que caminhar regularmente pode ajudá-lo a alcançar outras metas que você definiu”, diz Kim Evans, personal trainer e walker diário.